Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Sul de Santa Catarina
phone_1_icon&16

 (48) 3437-4535 | (48) 3433-5579

I FORUM DE APRENDIZAGEM PARA O TRANSPORTE

Comment are off

Aconteceu no dia 20 de fevereiro, às 14h, o I Fórum de Aprendizagem realizado pelo Sest Senat de Criciúma/SC com o tema: Lei da Aprendizagem – a oportunidade de desenvolver habilidades e competências para o início da vida profissional.
O objetivo do Fórum foi discutir a Lei Nº 10 097/2000 – Lei da Aprendizagem – ampliada pelo Decreto Federal nº 5 598/2005 e a sua aplicação no setor de transporte de Criciúma e Região, buscando orientar as empresas que a aprendizagem é um dos instrumentos mais eficazes de inserção e qualificação dos jovens no mercado de trabalho.

Estiveram presentes no auditório: Sindicatos, empresas do setor de transporte e de outros setores da economia, Secretarias Municipais de Educação e Sistema Social, jovens aprendizes, entre outros convidados.
Compondo a mesa, estavam presentes o Procurador do Ministério do Trabalho e Emprego o Dr Luciano Lima Leivas, do Ministério do Trabalho e Emprego a Gerente Regional Sra Cassia Gava Milanesi e o Chefe de Inspeção do Trabalho, Sr Francisco de Assis Gonçalves, do Senat a Técnica de Formação Profissional II Sra Sarita Melo e a Orientadora Pedagógica, Sra Ana Leocádia Bertier.

O Dr Luciano Leivas falou sobre o programa do ponto de vista jurídico e ressaltou que a aprendizagem é um programa fantástico de inserção dos jovens no mercado de trabalho. “Me parece que a melhor visão da aprendizagem não é um custo e sim a formação que vai além, o jovem tem uma formação privilegiada e a empresa deve vislumbrar como um investimento a longo prazo. O empregador que tiver visão de mercado vai optar pela formação do aprendiz no SENAT”, disse o procurador.

A gerente Cassia Milanesi falou sobre o programa do ponto de vista social e que é uma oportunidade para colocar jovens capacitados no mercado de trabalho.

O Sr Francisco Gonçalves esclareceu os participantes do ponto de vista técnico do programa e completou com harmonia todos os assuntos que já tinham sido discutidos no Fórum.

Simone Gonçalves, destacou que é necessário paciência e dedicação por parte da empresa e dos aprendizes. “A Reunidas acreditou no projeto e deu certo”.

E a Renata Cunha, profissional do transporte e que passou pela aprendizagem do Senat, emocionou o público quando disse que os jovens só precisam de uma oportunidade para mostrar seu valor. “O jovem, sem experiência, não é bem aceito pelo mercado de trabalho, e existe ainda, a dificuldade em conseguir emprego aos 16 anos tendo apenas energia e boa vontade. A aprendizagem é a melhor forma de inserir um jovem no mercado de trabalho. A empresa passa a ter um funcionário especializado na área, e o jovem, através do desempenho, tem a chance de gerar para si, novas oportunidades. É neste ponto que o Programa Jovem Aprendiz do SEST SENAT se diferencia, ele nos prepara para o dia a dia do trabalho em conhecimento, habilidade e comportamento profissional, mostrando-nos o caminho do verdadeiro sucesso profissional.”

Aproveitamos a oportunidade para agradecer à todos que participaram e aos que já aderiram ao projeto. O Programa Jovem Aprendiz é muito mais que obrigação, é uma responsabilidade social.

Fonte: Imprensa Sest/Senat Criciúma

 

About the Author