O pedido de elevação tarifária para importação de pneus de carga foi indeferido pelo Gecex (Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), na reunião desta quarta-feira (18). A decisão pode ser encarada como uma vitória do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM), que encaminhou um documento ao ministro Geraldo Alckmin (MDIC) pedindo para que barrasse o reajuste, conforme informou a coluna nesta quarta-feira (18).
Os catarinenses argumentaram, no documento, que o aumento de alíquota teria um impacto significativo sobre o custo final do frete, o que poderá resultar em aumentos nos preços de produtos e serviços, prejudicando diretamente o setor de transporte e, consequentemente, toda a cadeia produtiva que depende de uma logística eficiente e acessível.
A entidade também destaca preocupações relacionadas à reserva de mercado e à possível limitação da concorrência. O COFEM entende que a preservação da livre iniciativa e da concorrência justa é essencial para garantir um ambiente mais competitivo a todos os setores da economia.