A origem do Setransc vem da Associação das Empresas de Transportes de Cargas. Fundada em Criciúma em 12 de setembro de 1985, com base territorial nos municípios de Criciúma, Urussanga, Nova Veneza e Orleans, tendo sido o primeiro presidente da entidade o empresário Aristorides Vieira Stadler.
Passou a Sindicato das Empresas de Transporte de Cagas de Criciúma (Setcri) em 09 de dezembro de 1985, tendo sido reconhecido pelo ministério de trabalho em 01 de maio de 1987.
A primeira eleição do Sindicato foi realizada em 25 de junho de 1987, quando foi eleito para presidente o advogado José Afonso da Silva Daréla, que cumpriu dois mandatos sucessivos de 3 anos. Em seu mandato, mudou o nome da entidade para sua atual denominação – SETRANSC, e ampliou a base territorial do sindicato de 4 para 40 municípios, com área de abrangência de Imbituba até São João do Sul.
O Setransc foi uma das entidades fundadoras da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de Santa Catarina – FETRANCESC, em 1987, que atualmente é composta pelos seguintes sindicatos:
SETCCAR – Catanduvas,
SETCESC – Blumenau,
SETCOM – Concórdia,
SETPLAN – Lages,
SETRACAJO – Joinville,
SETRAN – Tubarão,
SETRANSC – Criciúma,
SINDICARGAS – Florianópolis,
SEVEICULOS – Itajaí,
SINDIPLAN – Rio Negrinho,
SINDIVALE – Canoinhas,
SITRAN – Chapecó,
SINTRAVIR – Videira.