A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promoveu, na manhã desta segunda-feira (25/11), uma Mesa Técnica dedicada ao aprimoramento da segurança em trechos de descida de serra nas rodovias federais concedidas. Reunindo 50 especialistas, entre representantes de 23 instituições acadêmicas, empresariais e do setor público, como Polícia Rodoviária Federal (PRF), INPROTRAN, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), concessionárias de rodovias, Associações, Mercedes-Benz, Marcopolo e Confederação Nacional do Transporte (CNT), além de técnicos e autoridades da ANTT. O diretor da ANTT, Luciano Lourenço, responsável pelas pautas relacionadas à segurança na Agência, conduziu todo o encontro e liderou o debate.
O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, esteve presente e destacou que a segurança viária é uma das prioridades da Agência e que o evento, voltado para o debate técnico sobre os desafios e possíveis soluções para prevenir acidentes nos trechos mais críticos das rodovias, como os de serra, são fundamentais para o avanço dos trabalhos da Agência e melhores entregas aos usuários. Em sua fala, Vitale destacou ainda o impacto da Iniciativa AZ+, parte do Programa PROREV da ANTT, que visa revolucionar os processos de regulação e fiscalização com foco nas áreas regulatória, tecnológica e comportamental. A iniciativa estabelece metas ambiciosas, como zerar acidentes fatais, reclamações na Ouvidoria e dias de interdição nas rodovias e ferrovias concedidas.
“O tema segurança é sempre prioridade na ANTT. Se fazemos esforços específicos em pontos críticos, como descidas de serra, que sofrem com eventos climáticos e deslizamentos, vamos zerar o indicador de fluidez. Esforços não faltam para reduzir e zerar esses indicadores”, enfatizou Rafael Vitale.
Em seguida, o diretor Luciano Lourenço reforçou a necessidade de um trabalho conjunto entre técnicos da ANTT, concessionárias e usuários. “Com ferramentas que permitem monitorar dados de segurança, fluidez e satisfação em tempo real, podemos agir de forma mais rápida e eficiente. A integração entre todos os envolvidos é essencial para alcançar resultados expressivos”, destacou o diretor.
Entre as iniciativas debatidas na Mesa Técnica, pode-se categorizar os temas debatidos em três grandes classes:
- aprimorar dados e informações sobre sinistros;
- promover capacitação técnica;
- realizar campanhas conjuntas de conscientização;
- necessidade de manutenção dos veículos de transporte de passageiros e cargas.
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PRF apresenta resultados e medidas de segurança
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apresentou dados sobre sinistros nas descidas de serras e detalhou suas ações na fiscalização e inovação tecnológica. Entre os destaques está a Operação Serra Segura, que, entre 2011 e 2020, reduziu sinistros em 66,58% nos trechos críticos fiscalizados no Paraná, além de diminuir mortes em 50,78%.
A PRF também apontou que problemas nos sistemas de freios, suspensões e direção foram as causas presumíveis mais frequentes nos sinistros. Apenas em 2023, foram realizadas 245 edições da operação, com mais de 7.100 veículos fiscalizados e 26% deles impedidos de seguir viagem devido a irregularidades.
Soluções propostas
Entre as recomendações para reforçar a segurança em descidas de serra estão:
- Campanhas educativas para conscientização dos motoristas;
- Melhorias na infraestrutura, incluindo novas áreas de escape;
- Uso ampliado de inteligência artificial para identificar e punir infratores;
- Ajuste em legislações e resoluções que tratam de assuntos do transporte rodoviário de cargas que vão contribuir para ampliação da segurança nas descidas de serra e redução de acidentes.
A mesa técnica também trouxe contribuições importantes de entidades como a CNT, com seus últimos relatórios, e a concessionária Nova Rota do Oeste, que apresentou o programa Pare pela Vida, voltado à conscientização e educação dos usuários, atuando na conscientização e educação dos motoristas em parceria com a PRF na fiscalização das condições dos veículos, especialmente os freios.
“O trabalho conjunto entre técnicos, governo, concessionárias e usuários é indispensável para alcançarmos os melhores índices de segurança”, afirmou o diretor.
Compromisso contínuo com a segurança
A ANTT reafirma seu papel como agente transformador na regulação e fiscalização do transporte terrestre brasileiro. A Mesa Técnica demonstrou a relevância de encontros técnicos e a necessidade de somar esforços para enfrentar os desafios da segurança viária. A liderança da ANTT nesse processo é um passo essencial para promover mudanças significativas nas condições das rodovias concedidas brasileiras.
“Nosso compromisso é garantir segurança e fluidez nas rodovias federais concedidas, colocando a vida dos usuários no centro das nossas ações”, concluiu Lourenço.
Com informações da ANTT.