A Federação das Indústrias de SC (Fiesc) apresenta, no próximo dia 20 de setembro, os resultados do estudo que analisou a proposta de revisão contratual das concessões das BRs 101-Norte e 116 em Santa Catarina em reunião da Câmara de Transporte e Logística.
O objetivo da reunião é avaliar e contribuir para a proposta do Ministério dos Transportes para a readaptação e otimização dos contratos de concessão da BR 101 (SC) segmento norte e da BR 116 (SC), conforme portaria nº 848, 25 de agosto de 2023.
A reunião vai apresentar a evolução de dados socioeconômicos do entorno de ambas as rodovias, além do comprometimento atual dos níveis de serviços. Foram consideradas variáveis como crescimento populacional, da frota de veículos, da atividade econômica em geral, estatísticas de acidentes, dentre outras.
Na sequência serão apresentadas as propostas reunidas pela Câmara de Transporte e Logística e da Gerência Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e de consultor da FIESC, considerando as matrizes de investimentos, política e gestão e planejamento.
O evento traz ainda o estudo que avalia, por intermédio de softwares de simulação e da metodologia Highway Capacity Manual (HCM, na sigla em inglês), os benefícios das obras propostas pelo Ministério dos Transportes, no que diz respeito à eficiência das rodovias até o final da concessão estendida, prevista para 2047. Baseada nas simulações, a análise também elenca obras que devem ser incorporadas na proposta, bem como uma análise econômica do cenário atual e futuro.
O evento de apresentação do estudo está marcado para às 14h, presencialmente, na sede da FIESC, em Florianópolis. Também será possível acompanhar a divulgação de forma remota. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia.