A Fiesc (Federação das Indústrias de SC) apresentou, nessa sexta-feira (20), uma proposta para oferecer mais segurança e resolver os principais gargalos das BRs 101 Norte e 116, nos trechos que cortam Santa Catarina.
A entidade informou que é favorável à repactuação e extensão do prazo de concessão da BR-101 Norte dentro do modelo sugerido pelo Ministério dos Transportes, mas pondera que o estudo técnico encomendado avaliou que as obras e investimentos propostos são insuficientes para garantir a segurança dos usuários e um nível de serviço adequado ao longo do período estendido de concessão.
“Acreditamos que a renovação do contrato é a melhor solução para SC, nos moldes em que está sendo proposta. No entanto, o estudo mostrou que as obras e melhorias contempladas na proposição não atendem às necessidades dos catarinenses. Isso não invalida a percepção de que a repactuação é benéfica, mas precisamos incorporar nela medidas para elevar a segurança e a melhora nos níveis de serviço da rodovia”, afirmou o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.
O estudo encomendado pela Fiesc apontou que vários trechos da BR-101 terão nível de serviço “F” – o pior na escala HCM (Highway Capacity Manual) e que ocorre quando a demanda excede a capacidade da via – muito antes do fim do novo prazo da concessão.
Ainda segundo a Federação, a proposta atual do Ministério dos Transportes, que não resolve os gargalos da BR-101, segundo os estudos da Fiesc, levará a uma falta de capacidade na rodovia e vias laterais que vai resultar em um custo acumulado de R$ 155,7 bilhões para os usuários de 2033 até 2047.
Essa despesa considera custos de combustível, operacionais, de tempo de viagem decorrentes dos congestionamentos ocasionados pela falta de capacidade e custos envolvendo acidentes.
Propostas da Fiesc
Para manter a capacidade da rodovia BR-101 e níveis adequados de segurança até 2048, a Fiesc informou que irá propor uma série de obras a fim de permitir um nível de serviço na categoria “D” da metodologia HCM.
Entre elas estão melhorias e intervenções sugeridas por um engenheiro, como terceiras faixas, vias laterais, melhorias nos entroncamentos, pontes e obras de arte especiais, por ordem de prioridade, conforme as simulações feitas no estudo.
Fonte: https://ndmais.com.br/infraestrutura/fiesc-apresenta-proposta-para-resolver-principais-gargalos-das-brs-101-norte-e-116-em-sc/